A ALMA EM TERAPIA

O mundo hoje é mais exigente do que era antigamente. As cobranças chegam de todos os lados: você tem que ter sucesso profissional, prestígio, status social, ser financeiramente bem sucedido, ter um corpo bonito, estar com roupas de grife, gostar de coisas refinadas, ser magro, ser bom pai/mãe, ser bom esposo/esposa, bom amante, boa dona de casa, lindo, belo e feliz.
A quantidade de remédios que são recomendados para os mal-adaptados (os que não conseguem se encaixar no padrão de "perfeição"), os que estão infelizes e deprimidos é gigantesca. Como se os mesmos pudessem aniquilar o sofrimento.
Houve um aumento significativo de pessoas deprimidas, com Síndrome do Pânico, stress, anorexia, bulimia, excesso de peso e com "pequenos" descontroles emocionais.
Pessoas que aparentemente, tem tudo para estarem felizes e realizadas, mas não estão.
Mesmo com todas as tecnologias que facilitam a vida, questões existenciais e o vazio interno persistem.
Porque a infelicidade e a insatisfação crescem nos corações desordenadamente?
Uma das razões que aparecem durante a terapia é a falta de Coerência entre: pensamento, sentimento e ação. Isto quer dizer que a pessoa pensa de um jeito, sente de outro e a ação não tem ligação com os dois anteriores. Por exemplo: uma pessoa que quer perder peso. Em seu pensamento há vários motivos estéticos e de saúde para favorecer a dieta alimentar. Seus sentimentos são contraditórios, pois é bom poder se deixar levar pelo prazer da boa mesa. A pessoa não quer perder as delícias do mundo. E na ação, ela alterna momentos de controle e de excesso alimentar.
Outra questão é a falta de uma missão,de um ideal maior, que englobe não somente os aspectos pequenos da vida rotineira, mas sim, algo que transcende, que amplie a sua existência no universo. Algo que dê sentido a tudo isto. Não se trata de religião e sim de entender que cada coisa no universo tem uma importância e um sentido. Assim como você.
A falta de comunicação com o eu interno, com a alma e seus estados interiores resulta no vazio existencial.
Neste momentos a Alma necessita de terapia.

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

Crianças brilhantes ou Crianças Monstros

Donzelas Raptadas