COMO A REDE DE RELACIONAMENTOS DAS EMOÇÕES FUNCIONA?

As suas emoções permitem que você seja mais humano, que perceba que está vivo ao experimentar várias alterações emocionais durante  o dia.
Elas são alimentadas pelos pensamentos, valores pessoais e pelos órgãos dos sentidos.
Fazem com que as pessoas sintam paixão, amor, ódio, tristeza, solidão, sofrimento, compaixão, desejo, paz, felicidade, alegria, raiva, angústia, ansiedade, medo, euforia, inveja, ciúmes, etc...
Quando a pessoa é dominada por uma emoção específica, ela fica também vulnerável para outras emoções que estão na mesma frequência energética. Por exemplo: um sentimento de inveja atrai também sentimentos de raiva, tristeza, solidão, sofrimento, etc. Já emoções como amor atraem sentimentos desejo, compaixão, alegria, felicidade, etc... É como se fosse uma rede de relacionamentos. Um contato com uma emoção negativa ativa as outras tb negativas e assim a pessoa é tomada por esses sentimentos e tem dificuldade em se livrar deles. Muitas pessoas tem muita facilidade em alimentar a rede de relacionamentos negativos e em contraponto uma grande dificuldade em gerar uma rede de relacionamentos positivos.
Para exemplificar, usaremos a raiva para que você possa entender como a emoção funciona dentro de você.
Uma pessoa que está com muita raiva de outra em virtude de seus comportamentos não corresponderem a suas expectativas e de se sentir manipulada, usada e desvalorizada. Essa raiva atua como um parasita que  alimenta essa sensação, fazendo-a aumentar, invadindo seus pensamentos durante o dia, a noite, na vida profissional, no sono, enfim, a cada momento livre de pensamento essa raiva vai aparecer e retroalimentar essa emoção ficando difícil de a pessoa se desvinciliar da mesma.
A raiva vai fazendo com que a pessoa relembre de vários acontecimentos que justificam sua emoção e além de relembrar ela começa a fazer a pessoa criar situações mentais onde imagina fatos novos acontecendo e suas possíveis ações em relação aos mesmos. E quando o momento de criação começa (como se fosse uma novela mental) fica dificíl para a pessoa interromper este filme, pois ela tem interesse em ver qual será o final dos personagens envolvidos. Como uma novela em seu último capítulo despertando o interesse de todos. É isto que a emoção faz, gera curiosidade interna de ver como você (que é o personagem principal) resolverá suas mazelas e se haverá então depois de tanto stress emocinal um final feliz.
A orientação terapêtica é que a pessoa perceba e viva cada emoção em seu momento mas se desapegue da mesma permitindo que ela vá embora, sem alimentá-la e nem tentar retê-la. Tanto nas emoções positivas quanto nas negativas deve-se trabalhar o desapego, permitindo assim que o fluxo da vida continue e você possa vivenciar novas experiências sem estar contaminado com as anteriores.
Assim como fazemos a higiene da casa, do corpo devemos fazer uma higiene mental, limpando sempre, para que nenhum parasita (pó) emocional se fixe e te impossibilite de sentir a vida plenamente.
Pense nisso!

Aproveitando pra lembrar que no próximo dia 20 de agosto, a partir das 9h tem:
Workshop: A arte essencial da sedução e do encantamento feminino.

Como anda a sua relação com as suas habilidades feminias??

Na atualidade, as mulheres conseguiram suas carreiras e sua independência financeira conquistando assim, seu lugar ao sol num mundo antes considerado masculino... mas, não teria ficado para tráz algo importante da sua essência??

mais informações no post do workshop

data:
20 de agosto de 2011
horário: 9 às 18 horas (sábados)
custo: R$ 110,00 reais
método: Teórico e Prático
inscrições: envie nome e telefone para
terapia.vanguarda@gmail.com
ou ligue
41 9920-3352

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

A castidade feminina após o casamento

A ZONA DE CONFORTO NOS IMPEDE DE AVANÇAR