COM RAIVA DO OUTRO?

¨... ele me bateu, me feriu, me xingou, me magoou, me ignorou, me traiu, ...¨O outro me fez isto, me fez aquilo,...¨. O pensamento que lhe vem a cabeça é de:  ¨puxa, sou tão legal, me esforço tanto e porque fulano e beltrano agem assim?¨ Como podem eles não ver, ouvir e perceber o que eu percebo?
Não há como negar que durante os relacionamentos que se tem durante o dia e alguns que duram uma vida inteira, que esta proximidade não tira você do sério, não o inferniza e acaba com a sua paz de espírito.Uma conversa que não tem fim.
Isto acontece porque o outro decide e age conforme seus próprios parâmetros, crenças, pensamentos e experiências internas e que são diferentes daquilo que as suas expectativas esperam dele. As pessoas são diferentes de você em todos os sentidos pois tiveram uma história pessoal própria e em conformidade com ela conduzem todas as suas ações durante a vida. Como um mapa onde as ruas, estradas e rotas conduzem a decisões e ações coerentes com sua história.
O outro é o que é e geralmente não age intencionalmente para ofendê-lo, machucá-lo e por maldade. Pensar que na maioria das vezes as pessoas agem munidos de boas intenções por detrás de suas ações, que querem o melhor para elas e não querem prejudicar ninguém. Que os resultados de suas ações nem sempre combinam com a intenção boa por de trás deste comportamento pode levá-lo a entender, respeitar e aceitar o outro como ele é e não como você gostaria que ele fosse. Busque sempre qual é a intenção por de trás deste comportamento desastroso? Essa pessoa fez por maldade pura ou no fundo ela queria outro resultado?Quando você passar a procurar entender o contexto e a intenção por detrás de um comportamento, geralmente a raiva ou qualquer outro sentimento negativo que você tem, desapare. Você pode não concordar com as ações da pessoa, mas ao entender a intenção positiva que ela teve ficará mais fácil libertar-se dessas emoções negativas.
Na maioria das vezes quando você está com sentimentos negativos em relação a alguém este sentimento estará contaminando e fazendo mais mal para você  do que para o outro.
É importante lembrar que quando alguém de alguma forma o incomoda demais por seus comportamentos, atitudes e escolhas é esta pessoa que poderá ajudá-lo a melhorar como ser humano. Como?
Essa pessoa (inconscientemente) com seus defeitos e limitações está servindo como um espelho para você, onde você passa a se enxergar melhor e ver-se reagindo ao outro. E é quando o reflexo no espelho é o seu e não o do outro que você percebe e se conscientiza de suas próprias incapacidades e pode então trabalhá-las.

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

Irregularidades da Vida

A castidade feminina após o casamento