Terapia de metáforas (Clean language)

Desenvolvida pelo inglês David Grove a Terapia de Metáforas é um método de facilitação terapêutica individual que permite que o cliente tenha domínio dos símbolos internos ligados as suas experiências pessoais contribuindo para descoberta de novas maneiras de se perceber e de atuar no  mundo.
Quando o cliente explora seu mundo interior, suas metáforas e seus símbolos internos é possível descobrir as relações existentes entre os seus comportamentos, e responder o porquê, onde, quando e com quem você estava no momento em que aprendeu um comportamento e o porquê o repete, mesmo sem desejá-lo.
Expressões do tipo: "estou com um nó no estômago", "parece que estou carregando um mundo nas costas", "minha vida é um emaranhado só"," meu caminho é cheio de pedras", são diariamente expressadas verbalmente, porém, não são levadas em conta e são encaradas apenas como figuras de linguagem ou expressões culturais.
Na verdade cada metáfora está relacionada a uma experiência interna tão real que é possível compará-la a algo concreto. Cada metáfora está conectada em um sentimento e em um comportamento interno inconsciente. E é compreendendo e atuando sobre estas metáforas que é possível modificar comportamentos indesejados.
Na terapia, muitos clientes acham que não possuem metáforas internas, mas isto não é verdade, às vezes, basta facilitar a descoberta que um mundo metafórico aparece.
Com esta técnica, o cliente consegue descobrir seus símbolos e metáforas inconscientes, percebê-los, modificá-los, transformá-los e até eliminá-los. Quando um símbolo interno é percebido ou transformado origina um novo comportamento mais construtivo e adequado aos seus desejos pessoais de desempenho.
Exemplo prático: mulher (36 anos) com uma queixa aparentemente simples: "ela queria gostar de ser abraçada". Conforme ela, sentia-se sem ar e sem movimentos quando isto acontecia. Explorando suas sensações internas relacionadas a esta situação apareceram as seguintes metáforas "sinto que tenho uma mordaça na boca e uma corda que se enrola e aperta meus braços".
Através da terapia Clean Language foi possível chegar ao acontecimento que levou esta mulher a passar toda a vida detestando ser abraçada, o que a impedia de ser mais feliz com seus familiares e consigo mesma.
Trauma: quando ela tinha 4 anos ela levou um choque muito forte na tomada. Quando sua mãe viu, puxou-a para trás mas ela estava com problemas para respirar em virtude do choque. A mãe pegou-a e abraçou-a para dar-lhe segurança, porém naquele momento ela ainda não conseguia respirar e assimilou que um abraço a amarra e a impede de respirar adequadamente.
Após a compreenção do evento e a aplicação de algumas técnicas terapêuticas alternativas esta mulher conseguiu abrir a mordaça e desamarrar a corda. Como resultado prático ela passou a se sentir confortável quando abraçada, melhorando significativamente seu relacionamento com o marido e com seu filho.


Consultório em Curitiba
Dra Ana Claudia de Lima – Terapias de Vanguarda

Florais de Bach, PNL, Terapia do Inconsciente Metafórico,
Iridologia Comportamental, Terapia da Árvore Familiar,
Referencial de Nascimento,  Ressignificação Corporal

Postagens mais visitadas deste blog

Crianças brilhantes ou Crianças Monstros

Irregularidades da Vida