Sonhos reveladores

O que são os sonhos? 
São uma linguagem simbólica, metafórica e algumas vezes confusa, que vc precisa prestar atenção.
Porque?
Porque eles podem revelar verdades sobre sua personalidade e sobre como você está enfrentando as situações de sua vida. 
Através dos sonhos e da análise do que foi sonhado, você pode descobrir como está interagindo com o mundo exterior e também como está assimilando internamente essa interação.
Em cada sonho você pode descobrir habilidades pessoais esquecidas, seus defeitos, se suas escolhas estão combinando com sua psique interna e também descobrir qual é sua maior missão na vida.
Normalmente as pessoas tem dificuldades em lembrar de seus sonhos e não percebem que durante uma noite elas podem sonhar várias vezes. Muitos sonhos são apenas passagens, ações, acontecimentos e pensamentos que você teve durante o dia. Porém há outros sonhos que transmitem mensagens muito relevantes do seu inconsciente (conteúdos insondáveis e profundos de difícil acesso quando estamos acordados) sobre a necessidade de enfrentar determinados obstáculos de sua vida.

Então, como aproveitar o sonho para se conhecer?
Começe anotando em um caderninho o que você sonhou na noite anterior. Não importa que você não se lembre de todos os detalhes e de tudo que aconteceu durante o sonho. Apenas anote o que você lembra.
Coloque datas em suas anotações e mantenha sempre uma caderneta ao lado da cama especíalmente para registrar seus sonhos.
Depois, aos poucos você poderá reler os vários sonhos que teve e perceber se há algum padrão repetitivo neles.
Por exemplo: em uma noite você sonhou que estava fugindo de um cachorro, em outra estava fugindo da polícia, depois fugindo de bandidos, etc. O que estes sonhos tem em comum? Em todos você estava fugindo e em perigo. Como relacionar estes sonhos com a sua vida? Procure observar em todas as áreas de sua vida (profissional, social, familiar, amorosa, espiritual, etc) onde você pode estar fugindo de enxergar a situação como realmente é, fugindo de tomar decisões importantes para sua vida, fugindo de interagir afetivamente com pessoas próximas, etc. Com certeza irá encontrar algo que não tem enfrentado realmente. Algum assunto que você está deixando em banho-maria ou que está escondendo de si próprio, acabará aparecendo em seus sonhos.
Outro exemplo pode ser uma pessoa que sonha que perde o emprego, em outro sonha que perde a carteira, que perde o prazo de um concurso, que perde o horário, etc. Que significado podem ter? Que talvez você esteja meio descuidado com suas coisas pessoais ou sendo displicente com decisões ou está desorganizado e o sonho quer mostrar que você precisa mudar de atitude para não perder coisas importantes em sua vida.

Entretanto, não existe um significado universal do tipo: sonhar com dinheiro é sinal de fortuna a vista. Nada disso. Por isso não adianta olhar os sites de interpretação de sonhos pois o sonho é algo pessoal, que contém elementos da personalidade individual de cada um e cada elemento tem um significado particular que só corresponderá a você. Você é a pessoa mais indicada para analisar seu conteúdo onírico. A análise de amigos, parentes, companheiros não passará de cogitações que podem ou não corresponder a realidade.
Não é uma tarefa fácil interpretar o  próprio sonho e no começo o melhor é apenas anotar e aos poucos ir brincando de entendê-los. Sem pressa!

Dica para os que não lembram dos seus sonhos:
Pense em uma mensagem curta e específica para auto-induzir um comando mental para se lembrar do sonho. Dizer a si mesmo por exemplo: ¨amanhã, a primeira coisa que vou fazer ao acordar é lembrar do que sonhei¨. ¨Vou lembrar do que sonhei durante a noite¨. ¨Sempre me lembro do que sonhei¨.
Em alguns casos a indução insconsciente é tão poderosa que você poderá acordar em plena madrugada só para registrar o que sonhou. Não tem problema, anote neste momento ou tente registrar mentalmente o que sonhou para escrever no dia seguinte.

Se precisar de ajuda profissional para aprender a interpretar seus sonhos mande-os por e-mail ou comente no blog que assim que possível posso ajudá-lo a iniciar esta linda jornada no mundo onírico.

*onírico: relativo aos sonhos

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

A castidade feminina após o casamento

A ZONA DE CONFORTO NOS IMPEDE DE AVANÇAR