Sabotador Interno

Conforme as experiências que você vivenciou, você foi construindo internamente crenças e valores que vão nortear todas as suas atitudes perante a vida.
Entende-se por crenças aquelas ideias que são verdades relativas e que não correspondem fielmente à realidade. São interpretações subjetivas e formas de pensar sobre determinados acontecimentos carregados de emoções e que vão compor com todas as outras experiências que você teve na vida.
Já que elas são uma construção pessoal e não corresponde a verdade propriamente dita, mas sim a uma forma individual de observar essa verdade, pode-se então deduzir que você pode modificá-las para se tornarem mais positivas e construtivas para suas ações futuras.
Existem crenças que acabam se tornando um consenso cultural de uma determinada região, dando a entender que por que todos creem na mesma ideia ela se torna verdadeira. Mas vale lembrar que toda regra tem sempre uma exceção e se a regra que você está utilizando em sua vida não está lhe ajudando, pense em fazer uso da exceção. A exceção, no caso, são outras crenças.
Vamos começar dando exemplos de crenças que fazem parte do cotidiano de todos, mas que na verdade, contribuem pouco para que as ações sejam assertivas:
- Você precisa de dinheiro para ganhar dinheiro;
- Finanças são muito complicadas;
- Minha saúde é frágil;
- Mais vale um elefante passar pelo buraco da fechadura do que um rico entrar no reino do céu;
- Cada vez que decido guardar bem algo, o perco;
- Duvide das pessoas que não olham diretamente em seus olhos;
- Meu destino já está traçado;
- Depois que o vaso quebra, não tem mais concerto, etc.
Agora vamos observar exemplos de crenças que sim, podem modificar suas ações de passivas e negativas para ativas e produtivas.
- Tudo que eu sempre quis eu consegui;
- Sou como o bambu, posso vergar, mas não quebro;
- A vida é como uma montanha russa. Dá medo, mas é divertido;
- A prosperidade abre portas;
- Dinheiro não compra felicidade, mas facilita o caminho.

Algumas dessas crenças podem parecer piadas para você conscientemente, porém, muitas delas podem sim estar internamente camufladas prejudicando a concretização de seus sonhos.
Muitas pessoas se referem a estas crenças como o “boicotador” ou “sabotador” interno. Parece uma força interna que está indo em direção contrária aos seus objetivos.

Se você vem sentindo esta força interna contrária está na hora de tomar uma atitude. 

Dica para autoanálise:
Você precisa primeiro identificar as crenças naturais que não coadunam com suas propostas de vida.
Depois disto você precisará encontrar ou criar outra crença contrária e de igual peso emocional e intelectual para você. Como por exemplo:
Crença antiga: ¨ Minha saúde é frágil. ¨
Nova crença: ¨ Sou como o bambu, vergo mas não quebro.¨
Agora crie um filme mental onde você é saudável, tem disposição e vitalidade em situações que normalmente você se sentiria frágil. Crie uma imagem que seja perfeitamente plausível de acontecer.

Após este exercício, observe-se. Se mesmo com este exercício básico o sabotador se mantiver, procure um profissional que se utilizará de outros recursos técnicos para ajudá-lo.

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

Irregularidades da Vida

A castidade feminina após o casamento