Donzelas Raptadas

As donzelas raptadas estão vivendo sob a influência do arquétipo do *mito grego Perséfone. Na atualidade são aquelas moças que desconhecem suas forças, vontades e potenciais e se deixam levar pela opinião e desejo de seus parceiros.
Literalmente "raptadas", pois, quando abrem os olhos, já é tarde demais. Elas não escolhem os namorados e maridos, são eles que as escolhem. Como tem dificuldade em dizer não, quando percebem já estão casadas.
Estão passeando na vida a espera de que o mundo trabalhe por elas.
Muitas mulheres permanecem donzelas por toda a vida e não se comprometem com o trabalho e/ou estudos. Em todas as áreas da sua vida, nada do que se propõe a fazer parece ser com o objetivo de concretizar. Esperam sempre que alguém conduza as suas realizações.        
Equiparam sua feminilidade com uma conduta dependente e passiva. Não é consciente de si mesma, não se analisa, não examina seus motivos e é incapaz de expressar-se. Se molda a projeção e imagem do que o homem quer e espera dela e passa parte do tempo casada e outra parte fantasiando com outros homens.
A mulher que está sob a influência da Perséfone precisa amadurecer para se tornar "a rainha" da sua vida. Para que isto aconteça ela precisa se conhecer profundamente e aprender a se responsabilizar pelo seu próprio rumo. Assim ela será capaz de misturar a jovialidade e vitalidade da donzela com a sabedoria da rainha.


*Resumo do mito grego sobre a Deusa Perséfone:

Perséfone estava passeando pelo bosque quando o Deus Hades se apaixonou por ela e a raptou para o mundo inferior. Sua mãe Deméter (deusa da colheita) de tanta tristeza fez o mundo padecer de fome até que Hades devolvesse sua filha. Hades então disse que ela poderia voltar desde que não comesse nada em seu mundo. Porém a donzela Perséfone, sabendo do acordo, despreocupadamente comeu uma romã e assim devia permanecer no mundo dos mortos com Hades. Porém, devido a tristeza da mãe, Hades permitiu que durante 6 meses Perséfone vivesse com a mãe (primavera e verão) e 6 meses com ele (outono e inverno). Assim ela se tornou a rainha do mundo subterrâneo e dos mortos passando para a fase madura do mito.


Consultório em Curitiba
Dra Ana Claudia de Lima – Terapias de Vanguarda

Florais de Bach, PNL, Terapia do Inconsciente Metafórico,
Iridologia Comportamental, Terapia da Árvore Familiar,
Referencial de Nascimento,  Ressignificação Corporal

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

A castidade feminina após o casamento

A ZONA DE CONFORTO NOS IMPEDE DE AVANÇAR