Ritalina ¨a droga da obediência¨

Como profissional da área da saúde fico alarmada com o aumento de crianças que estão utilizando hoje o remédio Ritalina. O Brasil hoje é o 2 país que mais utiliza este medicamento, perdendo somente para os Estados Unidos da América. Durante 9 anos o aumento do consumo foi de 940%. O que é um absurdo.
O que podemos perceber é que a diversidade, as diferenças e as mudanças na forma de educação, de relacionamento e de cultura não estão sendo levadas em consideração pelos pais, escola e pela sociedade.
As crianças de hoje não são comportamentalmente falando parecidas ou iguais as crianças de 20 ou 40 anos atrás. A família mudou, a sociedade mudou, as questões morais, sociais, religiosas e culturais mudaram. Porém a sociedade exige que as crianças se comportem e sejam como décadas atrás.
Esta dificuldade de aceitação da diversidade e da diferença está transformando crianças sadias em crianças doentes.
Quando uma criança está com dificuldade de aprender, dificuldade de se organizar, é agitada, questionadora, discute igualmente as ordens de seus superiores hierarquicamente e demonstra abertamente suas frustrações, raivas etc, ela provavelmente terá problemas na escola e na familia. Tanto a família, escola e sociedade querem uma criança obediente, que saiba se portar, que mantenha-se no controle de si mesma e que não incomode, que seja e se comporte como as outras.
Não permite-se que a criança desenvolva sua própria personalidade, que ela aprenda a ser respeitosa e  que tenha liberdade de expressão, pois os adultos não sabem como ensinar-lhe estas qualidades sem que haja castração de sua individualidade
Hoje quem não é igual aos demais, está doente, precisa de remédio para ficar padronizado. É a epidemia de incapacidades ao invés de epidemia de diversidade.
A escola, a família e a criança (que é vítima desse sistema) se tornam dependentes desta droga e o que se vê são crianças zumbis.
De forma alguma estou dizendo que não existe casos onde a Ritalina faz-se necessária, porém este uso indiscriminado bera a uma crise social.
Quando vocês pais, responsáveis por seus filhos escutarem da escola que seu filho está com problemas e solicitam que você procure ajuda, procure antes perceber os sinais que seu filho está lhe dando. Pode ser que seu filho esteja apresentando algumas alterações devido a conflitos familiares, com os colegas, que não goste de professora, que seja inseguro, que não veja o porquê aprender tudo que lhe ensinam, etc. Pode haver milhares de motivos que o impedem de estar se desenvolvendo normalmente, mas antes escute seu filho ao achar que é um problema neurológico e biológico.
Na maioria das vezes, as crianças chegam até o meu consultório para uma avaliação psicopedagógica já tomando Ritalina e o que se constata é que os problemas que a criança está apresentando tais como dificuldade para aprender, para prestar atenção, para se relacionar estão sendo gerados por dificudades na estratégia que esta criança está utilizando e não por problemas neurológicos. 
Suas estratégias pedagógicas, comportamentais e emocionais estão ineficientes e basta encontrar caminhos mais adequados a sua personalidade que a maioria dos problemas são solucionados.
Minha orientação é de que converse com seu filho, perceba como ele se desenvolve, aprende e como pode ajudá-lo com ajuda de profissionais antes de procurar uma solução medicamentosa.


Consultório em Curitiba
Dra Ana Claudia de Lima – Terapias de Vanguarda

Florais de Bach, PNL, Terapia do Inconsciente Metafórico,
Iridologia Comportamental, Terapia da Árvore Familiar,
Referencial de Nascimento,  Ressignificação Corporal

Postagens mais visitadas deste blog

Terapia de metáforas (Clean language)

Crianças brilhantes ou Crianças Monstros

Donzelas Raptadas